parallax background

Artigo: Vida e Carreira

09/04/2019

Decisões de Vida e Carreira

Em pleno século XXI, uma boa parte das pessoas que trabalham em uma organização parecem estar infelizes. Algumas por que tem um emprego mas acreditam que estão no lugar errado, outras por que se subordinam a chefes incompetentes, outras por que se acostumam ao pacote de remuneração e “status quo”, outras por que tem medo de mudar, outras por que não se encontraram na vida ainda, enfim o fenômeno da infelicidade afeta empregados e desempregados. Seja lá onde você estiver em sua jornada, vale algumas reflexões:

1 – Quanto tempo de vida você tem?

Pegue uma caneta e um papel e faça os cálculos:

– Multiplique sua idade por 365 dias. Este número representa a sua idade em dias.

– Subtraia este número de 27,000. (média de vida)

– Responda: Eu provavelmente tenho ____ dias pela frente.

Não importa a idade que você tenha e onde você está em sua jornada, há um fenômeno inexorável que se chama Tempo e cada dia importa.  Portanto “take your passion”, agarre o seu sonho e concretize-o agora.

2 – Você é a vítima ou o protagonista?

Se você está com um problema agora, pense: Onde eu estou neste problema? Qual é o meu papel? Vítima ou protagonista? Se você está se sujeitando a um lugar de vítima, pergunte-se: O que me mantém conectado(a) à esta situação?

Você pode ter decidido viver uma vida morna e sem cores ou achar que a vida não é justa com você, o fato é que o lugar em que você se coloca faz toda a diferença em sua vida, se você não está sendo o senhor do seu destino, reveja e reflita.

Arthur Ashe, o lendário jogador de Wimbledon, estava morrendo de aids. Foi contaminado por sangue infectado durante uma cirurgia cardíaca em 1983. Diante de tantas cartas dos seus fãs, uma lhe chamou atenção: Sua fã perguntou: Por que Deus teve que escolher você para por uma doença tão terrível? Veja e resposta dele:

– Anos atrás 50 milhões de crianças resolveram jogar tênis e uma delas era eu, 5 milhões aprenderam a jogar tênis, 500 mil se tornaram tenistas, 50 mil chegaram ao circuito, 50 delas chegaram a Wimbledon, 4 delas a uma semifinal e  duas delas chegaram à final e uma delas era eu. Por que quando eu estava comemorando uma vitória com uma taça na mão eu não perguntei: Por que eu?

Às vezes você não está satisfeito com a sua vida, enquanto muitas pessoas neste mundo sonham em poder ter a sua vida. Uma criança em uma fazenda sonha em poder voar, mas o piloto sonha em voltar para a sua casa.

Um jovem morre de vergonha de seus pés, um outro sonha com a possiblidade de um dia poder andar. Portanto, aprecie a sua vida, exatamente do jeito como ela é hoje – o mundo muda quando você muda. Quando você muda, suas conversas mudam, sua energia muda, seus amigos mudam e tudo fica diferente.

3 – Tenha clareza sobre os níveis de decisão

Tenha clareza sobre o seu nível de influência na questão que você está envolvido.(a)

Em tese, em qualquer contexto, você vai se deparar com um destes cenários:

ü  A zona de Controle inclui aquelas coisas que nós podemos mudar.

ü  A zona de influência inclui ações que nós podemos impactar, mas não exercemos controle

ü  A zona externa inclui elementos que não temos nenhum controle ou influência.

É comum encontrar pessoas tentando mudar a zona externa que pode incluir o destino do país, da organização, ações da bolsa de valores, algum ambiente difícil e este comportamento traz sofrimentos e frustração por que não depende de nós. Aqui estão as pessoas que reclamam, que ficam desanimadas, que desenvolvem toxinas emocionais por se fixarem em questões que não podem mudar. De acordo com Deepack Chopra, quando queremos mudar algo que não depende de nós, na verdade estamos lutando contra todo o sistema cósmico.

Por incrível que pareça muitas pessoas não focam sua atenção na zona de controle ou de influência por que estão presas a esferas que não podem mudar.

3 – O ser humano é um só, na vida e na carreira.

Algumas pessoas perdem muita energia tentando separar a vida profissional da vida pessoal, tentando ser uma pessoa no trabalho e uma pessoa em casa. Muitos clientes que eu atendi e atendo cresceram profissionalmente quando integraram o conceito “vida e Carreira” e abraçaram outros papéis com êxito, se tornando mães, pais, irmãos, filhos maravilhosos.   Então, a tão sonhada felicidade chega para quem entende que a vida é muito mais abrangente do que simplesmente trabalhar e ter sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigada pelo arquivo.

× Como podemos ajudar?