parallax background

Trabalho à distância

06/04/2020

Empresas, executivos e muitos profissionais que nunca trabalharam virtualmente estão tendo que se transformar e, num passe de mágica, de um dia para o outro, aprender a gerenciar, liderar, motivar e produzir resultados à distância. Para alguns, uma verdadeira catástrofe, para outros uma oportunidade de se reinventar e fazer do limão, uma limonada.

A pandemia do Covid -19 implica em muitas mudanças que vão desde proporcionar infraestrutura necessária para quem trabalha em casa, até monitorar condições psicológicas para enfrentar a crise.

Muitos afirmam que o mundo será diferente após a pandemia do Covid-19, que impõe à sociedade novos hábitos que seriam praticados somente daqui há alguns anos. Parece que o futuro chegou mais cedo!

Em nossas interações com os clientes conseguimos capturar os seguintes aprendizados:

1 – Política de Home Office

Importante criar uma política de Home Office que possibilite aos colaboradores e líderes entender quais são os procedimentos e métodos de trabalho adotados durante a pandemia. Algumas empresas criaram comitês específicos com líderes de diversas áreas para assegurar que todos os pontos estão sendo cuidados.

Importante detalhar as definições e padronizá-las evitando assim futuros problemas. Nesta política poderão constar: Horário de Trabalho, fuso horário com outros países – se houver, Canais de Comunicação, Infraestrutura, Recursos, custo envolvido para trabalhar de casa, suporte aos colaboradores que contraírem a doença e um canal de comunicação disponível 24hs para lidar com o tema.

2 – Canal de Comunicação

Criar um canal de comunicação objetivo e transparente que engaje a organização em um movimento positivo para ajudar a sua área, empresa e sociedade a conviver com a realidade da pandemia. Inclui dicas de higiene pessoal e da família, segurança emocional e reforço positivo inspirando as pessoas a trabalhar e crescer.

3 – Recursos e Equipamentos

Assegure-se de que o time tenha recursos necessários para trabalhar de casa, conexão com a rede da empresa, políticas de segurança da informação, celular, computador, acesso às ferramentas da empresa e demais itens relacionados a infraestrutura necessária para a continuidade do trabalho fora da empresa.

4 – Médicos, psicólogos de Plantão

Importante assegurar que há um suporte 24 horas de médicos e psicólogos para apoiar as pessoas que contraíram o vírus ou que estão com familiares doentes. Este ponto é fundamental. Estamos assessorando alguns clientes que tem funcionários com o COVID-19 e alguns que tem familiares em estado grave. O apoio psicológico faz toda a diferença.

5 – Liderança

Estamos atuando em 2 frentes com nossos clientes no momento:

5.1 – Apoiando a liderança virtualmente nos seguintes aspectos:

  • Desenvolver a empatia e generosidade com as pessoas.
  • Reforçar a confiança no trabalho e na relação.
  • Mitigar as inseguranças através de uma liderança transparente e comprometida.
  • Ajudar o profissional a estabelecer uma disciplina para o trabalho, propiciando clareza sobre as expectativas.
  • Inspirar uma rotina equilibrada com horários definidos para o trabalho, refeições, exercícios físicos, cuidados com a família e pequenas pausas. Não é sustentável ter funcionários que começam a trabalhar de pijama e fazem jornadas de 12 horas por dia.
  • Importante monitorar a saúde emocional do time, conversando sobre outros assuntos que não sejam o trabalho.
  • Liderar a singularidade. Não é possível gerenciar tomando como base a média das pessoas. Há funcionários que moram em locais pequenos, com poucas condições para o home office. Há funcionários que tem filhos pequenos em casa, que precisam ser monitorados. Há funcionários que moram sozinhos e, durante o covid-19 sentem o medo, a ansiedade e depressão.  
  • Cuidado com as brincadeiras e estereótipos falsos. Alguns líderes, infelizmente, fazem brincadeiras inoportunas como debochar da imagem das pessoas, achar que as pessoas estão gostando de ficar em casa, instaurando um clima de terror que potencializa a crise.

5.2 – Apoiando os profissionais nos seguintes aspectos:

  • Escuta Ativa para entender em qual lugar aquela pessoa se encontra
  • Quais são os medos e angústias
  • Definição de necessidades de apoio necessárias para o momento (médico, psiquiatra…etc.)
  • Curva da Mudança – Onde estamos (o medo e a ansiedade são emoções esperadas no início da mudança)
  • Definição de atividades que possam trazer mais serenidade no momento

(musculação, Yoga, Meditação, leitura, vídeos)

  • Quais são os aprendizados e oportunidades de crescimento

6 – Planejamento estratégico e Indicadores de Desempenho

A pandemia atinge todas as empresas, pequenas e grandes, de todos os segmentos. Importante assegurar que a liderança tenha consciência de que as metas e premissas vão mudar.

Nós trabalhamos com o método ADKAR da PROSCI de Gestão de Mudança. Neste método a primeira letra (Awareness) significa gerar consciência para a organização como um fator fundamental para inspirar a letra D que significa Desejo de incorporar a mudança.

No ambiente virtual é necessário criar indicadores de desempenho específicos que possibilitem gerar clareza sobre aquilo que precisa ser entregue, em qual prazo, padrões de qualidade e expectativas.

O desejo de enfrentar a mudança com positividade é chave para ter as pessoas engajadas e inspiradas em fazer de um momento difícil, um mar de oportunidades.

Abraços,
Silvana Mello.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigada pelo arquivo.

× Como podemos ajudar?