A construção de equipes mais ágeis requer ações estruturais em termos de números de integrantes, estilo de gestão, formato e rotina.
Para acelerar projetos, as empresas mais adeptas a gestão ágil tem organizado suas equipes da seguinte maneira:
As equipes são multidisciplinares, com 3 a 9 pessoas. Chamadas de esquadrão, dominam as habilidades para desenvolver o projeto.
O dono do produto, não precisa estar num cargo acima dos demais, lidera o time, como nas reuniões diárias. Cada integrante organiza sua parte no trabalho.
O scrum master orienta a equipe sobre o formato de trabalho.
É responsável por eliminar qualquer obstáculo que possa deixar o ritmo do projeto mais lento.
Principais aspectos da rotina que garantem agilidade:
O time classifica os itens da lista de pendência por um sistema de pontuação. Os itens prioritários são os que, resolvidos, entregam maior valor ao cliente e a menor empresa tem menor risco de dar errado.
Numa parede, as pendências são escritas em cartões e organizadas em três colunas: fazer, fazendo e feito, identificando quem faz o quê. Todos podem ver as tarefas que ficam para trás- e as que avançam.
Numa reunião diária de até 15 minutos e geralmente realizada em pé, cada um diz o que fez no dia anterior, o que fará naquele dia e qual obstáculo está impedindo alguma tarefa prevista.
Abraços,
Silvana Mello e Antonio Ornellas