parallax background

O modelo A D K A R

18/05/2020

O modelo A  D  K  A  R Especificamente a Prosci é uma empresa que faz pesquisas e prove treinamentos em relação a Gestão Mudanças. Tem um Centro de Aprendizado sobre Gestão de Mudanças. Usa um modelo que trabalha com um acrônimo =>  A D K A R.


De uma forma simples vamos apresentar, o que alguns chamam de um modelo para trabalhar Gestão de Mudanças. Vejamos os 5 elementos do modelo:

A => Awareness – Consciência / Construindo a consciência. As pessoas devem entender (ter consciência) por que a mudança está acontecendo. Devem compreender, ter consciência da necessidade da mudança. Ou o que pode acontecer se não implementarem a mudança.

D => Desire – Desejo / Criando o desejo. Analisar como está ou como criar o desejo (a motivação) de participar e apoiar a mudança.

K => Knowledge – Conhecimento / Desenvolvendo o conhecimento sobre como mudar
Representa a informação, o treinamento e a instrução necessários para saber como mudar.

A => Ability – Habilidade / Desenvolvendo a habilidade para implementar comportamentos necessários. Representa a ação ou a execução da mudança.

R => Reinforcement – Reforço/Sustentabilidade para sustentar a mudança.

Os elementos se encaixam na ordem natural como uma pessoa vivencia mudanças. O desejo não pode preceder a consciência porque estar consciente da necessidade da mudança é o que estimula o nosso desejo ou desencadeia a nossa resistência e não ao contrário.

Conhecimento não pode vir antes do desejo porque não procuramos saber como fazer algo que não queremos fazer. Assim… habilidade não pode vir antes do conhecimento porque não podemos implementar o que não conhecemos.

Reforço não pode vir antes da habilidade porque só podemos reconhecer e apreciar o que já foi alcançado.

ref. ADKAR Jeffrey M. Hiatt            

Abraços,
Antonio Ornellas e Silvana Mello.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigada pelo arquivo.

× Como podemos ajudar?