parallax background

Desafios e oportunidades para 2018

27/12/2017
 A mudança disruptiva é inexorável ou até mesmo interruptiva conforme preconiza Ram Charam.

Nos últimos anos vivenciamos o crescimento das organizações exponenciais que diga-se de passagem é muito mais que um simples movimento, deixa marcas inesquecíveis por onde passa e provoca uma revolução nos negócios e na sociedade. Afinal quem poderia imaginar anos atrás que teríamos carros particulares que se transformam em veículos de transporte de pessoas, casas e apartamentos de pessoas físicas interferindo na indústria hoteleira e tantos outros exemplos de negócios que modificam drasticamente o cenário do ponto vista corporativo, econômico e social.

A famosa música do grupo ABBA: “The Winner takes it All” parece estar tocando em todo lugar. Há um mercado investidor que sustenta a empresa até ela atingir o ponto de dar lucro e assim formar um monopólio.

A mudança disruptiva transcende as organizações e as sociedades e, embora seja um fenômeno novo, na década de 40 já existiam estudos bem fundamentados escritos pelo famoso Schumpeter. Schumpeter escreveu sobre a destruição criativa e as inovações que iriam alterar o estado de equilíbrio. Já nesta época ele falava sobre o crescimento do empresário empreendedor e seus desdobramentos no mundo corporativo.

Os desafios são gigantescos principalmente para os profissionais que já estão na estrada há algum tempo. Importante ter em mente alguns comportamentos imprescindíveis:

1)   Enxergar tudo isto como oportunidade e buscar uma visão que transcende sua maneira usual de atuar, aonde quer que você esteja. Serão 365 oportunidades!

2)   O risco está em todos os lugares, portanto desenvolva a sua coragem. A pior atitude é a acomodação. Busque o crescimento. Se este não for possível aonde você está, tome as rédeas e vá atrás daquilo que fará você ser melhor.

3)   Mude!! Provoque a mudança e esteja preparado para acolher o novo sempre.

As oportunidades são enormes para quem tem flexibilidade, coragem e vontade de dar certo. Se você olhar em seu redor, com certeza irá visualizar inúmeras oportunidades.

O fenômeno Acqui-Hire – um misto de aquisição com contratação é outra tendência real que ganhou muita força nos últimos tempos. As empresas menores são celeiros de conhecimento e inovação e representam uma oportunidade para as grandes organizações que não conseguem inovar com a mesma rapidez e originalidade. Por outro lado, é uma tendência que valoriza e põe foco no pequeno empreendedor. As portas da oportunidade estão abertas para aqueles que querem fazer a diferença para o mundo e não tem medo de se posicionar.

A era da experimentação está no ar. Entender a experiência do ponto de vista do empregado e do consumidor é fundamental para crescer. Este ponto é importante, pois sinaliza a valorização da experiência e todas as sensações provocadas pela mesma. Grandes organizações como Google e Amazon já entenderam e já estão atuando com este conceito. O foco na experiência traz desafios e oportunidades para os líderes e empresários, afinal criar uma experiência extraordinária e diferenciada exige pensamento fora da caixa e muita habilidade emocional.

As oportunidades estão em todos lugares para aqueles que são capazes de desenvolver um olhar curioso e positivo sobre a vida, tem clareza sobre seus principais talentos e um plano coerente de onde e como atuar. Por fim, um ingrediente importantíssimo: acreditar em si mesmo e acreditar que o melhor ainda está por vir!!! Feliz 2018!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigada pelo arquivo.

× Como podemos ajudar?