Para começar o ano com o pé direito, propomos uma reflexão simples, mas poderosa, que começa pelo “porque”.
Simon Sinek ficou conhecido em sua TED Talk de 2009 — um dos talks mais vistos até hoje, intitulado “How great leaders inspire action” — ou “Como grandes líderes inspiram ação”.
Ele é autor de best-sellers como “Comece pelo porquê” e “Encontre o seu porquê”, além de ser fundador da Start With Why, uma empresa que oferece os recursos para inspirar pessoas a fazerem aquilo que mais as motiva.
Sinek trouxe o conceito do Círculo Dourado ou Golden Circle, que é um modelo que explica onde está o diferencial de líderes e organizações inspiradoras que geram lealdade e criam verdadeiras transformações.
O raciocínio simples, porém, poderoso, é simbolizado com 3 círculos: o primeiro é maior e representa o “o que”; o segundo é menor e está dentro do primeiro, representando o “como”; e o terceiro é ainda menor e está dentro do segundo, representando o “porquê”.
O “o que” representa tudo o que podemos oferecer, nossos produtos, soluções, o que temos em nosso portfólio pessoal ou organizacional.
O “como” define os diferenciais, os processos, os negócios, o como nós fazemos as coisas, que, sem dúvida, tem um valor.
Por fim, o “porquê” representa o porquê nós fazemos o que fazemos e qual é o propósito/causa por trás das nossas ações.
Ou seja, o que encontramos na maioria das empresas são decisões e ações de comunicação voltadas ao que é mais óbvio para elas e para o mercado (o “o que”) e menos preocupadas com um lado mais subjetivo (o “porquê”). É uma abordagem de fora para dentro do Círculo.
Simon defende que o sucesso está na visão de dentro para fora, ele faz questão de repetir que “as pessoas não compram o que você faz, elas compram o “porque” você faz.
Confira o vídeo: http://bit.ly/2EZQk3t_simon_sinek
Abraços,
Silvana Mello e Antônio Ornellas