Começando o ano de 2020 vamos explorar o conceito de: “Lifelong Learning”. Mais do que uma técnica ou método, o conceito de Lifelong learning traz um significado poderoso: Precisamos mudar a forma de nos desenvolver, na vida e na carreira.
O modelo de ensino que predomina até hoje, está em transformação, por vários motivos:
– Passar 2 dias ou mais estudando em uma sala de aula está ficando cada vez mais complicado.
– O modelo tradicional “professor ensina” e “aluno aprende”, com rituais e simbologia hierárquica está ficando ultrapassado. As empresas do futuro estão se especializando em cultura colaborativa e inovação compartilhada.
– Ficou comprovado que em termos de absorção de aprendizado:
“O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo” – Confúcio
Nesse contexto, surge o conceito de lifelong learning – aprendizagem ao longo da vida, em tradução livre -, termo que se refere a busca “contínua, voluntária e auto-motivada” do pela atualização conhecimento, seja em âmbito profissional, acadêmico ou pessoal. Segundo a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), uma instituição que dissemina o conceito ao redor do mundo, a ideia de lifelong learning é definida como “um aprendizado que é perseguido durante a vida: um aprendizado que é flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares.
Assim, a escola não é o único provedor de aprendizado, bem como a ideia de que a escolaridade é apenas um tipo de aprendizado dentre diversas oportunidades de aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades ao longo da vida, começa a ser disseminada na sociedade.
Informações: https://www.tcs-creative.com/
Abraços,
Silvana Mello e Antônio Ornellas