parallax background

Saber reconhecer pessoas!

15/05/2020

Reconhecimento individual!

Sim, nestas próximas 3 semanas vou compartilhar alguns momentos da minha carreira corporativa… em 3 artigos sobre um tema super atual: RECONHECIMENTO!

Pois é, reconhecer pessoas requer dos líderes muita sensibilidade, atenção e assertividade. Liderando equipes, desenvolver as pessoas passa a ser um grande ponto de atenção no dia a dia…. e isto requer do Líder, que ele faça um investimento grande de tempo para:

  • estar com as pessoas
  • estar presente junto das pessoas
  • observar as pessoas e, em especial, o seu time
  • conversar, ser curioso…. de forma a ampliar o seu conhecimento nesta interação
  • fazer perguntas… ser oportuno
  • dar feedbacks e… como é o tema deste artigo => RECONHECER!

Não é fácil reconhecer pessoas, pessoas do seu time. Requer perceber, julgar e entender as pessoas no seu dia a dia.

O Reconhecimento é uma diferenciação, e portanto é vital separar o comportamento comum, a ação comum ordinária da ação diferenciada… que agrega um valor maior para a Equipe ou para uma pessoa da Equipe em particular, ou até mesmo para outra área…ou para um Cliente! Nesta linha o Líder deve trabalhar muito com a equipe para que todos tenham clareza das expectativas e dentro delas:

  • o que é normal… padrão
  • e o que é o excepcional… fora do padrão! Que merece ser reconhecido e que pode inclusive colocar uma nova barra (altura)…falando de expectativas.

Hoje, este artigo tem como foco o RECONHECIMENTO INDIVIDUAL e não o reconhecimento de Equipes ou Times. O reconhecimento individual é muito mais crítico do que o em Equipes pois, ele vai colocar os holofotes em um individuo da Equipe. Assim o Líder não deve ter pressa, e sim ter calma para analisar o fato, o evento, a ação… o comportamento do seu liderado e os impactos da ação ou evento…. entendendo que:

  • realmente é um comportamento a ser reconhecido…pois é diferenciado em relação a expectativa conversada e acordada como sendo “o comum”… ou o normal!
  • promove um efeito positivo na equipe e tem um consenso que agrega valor
  • o reconhecimento individual vai receber o julgamento de cada um da Equipe e se não for assertivo… não terá o efeito desejado, de parabenizar, de enaltecer o trabalho ou o comportamento, pelo contrário!
  • é interessante que, identificado o fato, a ação ou o comportamento… o Líder não deve demorar muito para “celebrar”… pois existe o efeito “Champagne“, ou seja, se não for comemorado logo após o fato ou o evento… ele vai perder o impacto! Mas é vital a análise cuidadosa do Líder para garantir a assertividade e ser oportuno.
  • em cada situação, em cada Empresa, o reconhecimento tem uma ligação com RH, com a cultura da Empresa, garantir que os outros Líderes, os pares percebem e entendem que existe um diferencial a ser reconhecido.
    Vale á pena trocar ideias com outros líderes e entender que há um consenso: é um evento ou comportamento que merece ser reconhecido? A conversa com RH e os pares ( até seu superior ) tem como objetivos: 1) garantir consenso, aceitação 2) enquadrar em alguma categoria dos reconhecimentos individuais que a empresa adota
  • quando cito enquadrar…. digo isto pois, trabalhei numa Empresa que tinha muitas oportunidades, ferramentas de reconhecimento individual. Desde:

– um simples email ( que vc pode copiar o seu chefe )- um reconhecimento tipo: “Jantar á dois”… com um valor máximo, por ex. R$ 150

– ou uma categoria de RECONHECIMENTO ESPECIAL envolvendo valores significativos de 1 a 5 salários do Profissional que está sendo reconhecido e que tem uma aprovação especial: seu Líder/Superior; RH; o diretor RH; e às vezes o Ger Geral.

O importante é garantir o consenso e que não haja nenhum choque com a Cultura da Empresa… ou o que foi estabelecido.
Nesta linha do que foi estabelecido… podem existir limites diversos por área da Organização ou mesmo valores acordados com a área Financeira, isto faz parte da sua experiência corporativa ou o que podemos chamar de etiqueta… ou até mesmo respeito.

Dito isto… o que vem é mais a “moldura” do quadro ou do evento, pensar, planejar, ver uma data apropriada para todos os envolvidos…convidar o fotógrafo ou trazer o celular. Foto, o registro do evento é outro fator MUITO IMPORTANTE…. afinal é um reconhecimento.

Abraços,
Antonio Ornellas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigada pelo arquivo.

× Como podemos ajudar?