Sim, nestas próximas 3 semanas vou compartilhar alguns momentos da minha carreira corporativa… em 3 artigos sobre um tema super atual: RECONHECIMENTO!
Pois é, reconhecer pessoas requer dos líderes muita sensibilidade, atenção e assertividade. Liderando equipes, desenvolver as pessoas passa a ser um grande ponto de atenção no dia a dia…. e isto requer do Líder, que ele faça um investimento grande de tempo para:
Não é fácil reconhecer pessoas, pessoas do seu time. Requer perceber, julgar e entender as pessoas no seu dia a dia.
O Reconhecimento é uma diferenciação, e portanto é vital separar o comportamento comum, a ação comum ordinária da ação diferenciada… que agrega um valor maior para a Equipe ou para uma pessoa da Equipe em particular, ou até mesmo para outra área…ou para um Cliente! Nesta linha o Líder deve trabalhar muito com a equipe para que todos tenham clareza das expectativas e dentro delas:
Hoje, este artigo tem como foco o RECONHECIMENTO INDIVIDUAL e não o reconhecimento de Equipes ou Times. O reconhecimento individual é muito mais crítico do que o em Equipes pois, ele vai colocar os holofotes em um individuo da Equipe. Assim o Líder não deve ter pressa, e sim ter calma para analisar o fato, o evento, a ação… o comportamento do seu liderado e os impactos da ação ou evento…. entendendo que:
– um simples email ( que vc pode copiar o seu chefe )- um reconhecimento tipo: “Jantar á dois”… com um valor máximo, por ex. R$ 150
– ou uma categoria de RECONHECIMENTO ESPECIAL envolvendo valores significativos de 1 a 5 salários do Profissional que está sendo reconhecido e que tem uma aprovação especial: seu Líder/Superior; RH; o diretor RH; e às vezes o Ger Geral.
O importante é garantir o consenso e que não haja nenhum choque com a Cultura da Empresa… ou o que foi estabelecido.
Nesta linha do que foi estabelecido… podem existir limites diversos por área da Organização ou mesmo valores acordados com a área Financeira, isto faz parte da sua experiência corporativa ou o que podemos chamar de etiqueta… ou até mesmo respeito.
Dito isto… o que vem é mais a “moldura” do quadro ou do evento, pensar, planejar, ver uma data apropriada para todos os envolvidos…convidar o fotógrafo ou trazer o celular. Foto, o registro do evento é outro fator MUITO IMPORTANTE…. afinal é um reconhecimento.
Abraços,
Antonio Ornellas