parallax background

Equipes & Reconhecimento

21/05/2020

#reconhecerequipes

É menor o risco de reconhecer equipes comparado com o ato de reconhecer um membro da Equipe! Enquanto o reconhecimento individual é muito mais sensível o de Equipe não é menos complexo mas tem mais facilidades….

Você já esteve diante do dilema: reconheço a Equipe ou o Líder…ou o que se destacou?

Como muitos já perceberam a diferença entre GRUPO X EQUIPE tudo fica mais simples pois a Equipe soma vários conceitos e isto já os diferencia. Lembrando: reconhecimento é uma diferenciação, certo?

Só pela iniciativa de estarmos propondo, ou mesmo trabalhando para Premiar uma Equipe, um reconhecimento de uma Equipe… fica mais evidente que estamos procurando enaltecer ou valorizar algo que deverá ter um consenso.
Pensando bem, não há quem não goste de ser reconhecido, de ser elogiado. O reconhecimento, assim como o respeito é um dos combustíveis da motivação, da satisfação pessoal e uns gostam mais outros menos.

Shakespeare já dizia: “os elogios são o nosso salário”. Precisamos ver nossos esforços, nossas ações recompensadas, não importa muito a forma que for….Especialmente num ambiente profissional, nós líderes já percebemos (ou deveríamos) que a motivação vai as alturas ao reconhecermos o trabalho da Equipe. Tudo fica mais fácil quando nos dedicamos a observar e reconhecer bons trabalhos, vemos os profissionais mais engajados, motivados e satisfeitos com o trabalho e os desafios que enfrentam.

Uma empresa, uma área, um Líder que só tem olhos para os resultados e o lucro pode gerar um sentimento opressor…estressante até.
Como comentamos no artigo anterior, as formas de reconhecimento podem ser diversas…. mas acima de tudo mostrando que existe atenção, existe o “olhar” para ações diferenciadas… e de formas simples, como um email de agradecimento ou até garantir uma Sexta-feira livre (um fim de semana mais longo) é o uso da sensibilidade e da criatividade no reconhecimento.

Vejamos ….formas de reconhecimento, só um reconhecimento que afeta o bolso não é suficiente, vários estudos e análises neste sentido já mostraram. Há a necessidade de uma proximidade, de calor humano… do ato de celebrar!
Afinal, montar uma equipe, desenvolver funcionários é um dos grandes desafios de um Líder… e, depois de montada, uma das partes mais desafiantes é a retenção…que não será só com dinheiro e tapinha nas costas que acontecerá.
Queremos funcionários que façam a diferença, que tenham “brilho nos olhos”… uma equipe que tem garra, que sabe como e onde quer chegar: um Time forte e reconhecido, um time de sucesso.… este é o que procuramos, certo? Pois bem, cada Empresa tem de alguma forma um “Programa de Reconhecimento”.
Se não tem… trabalhe com o seu Líder e com RH para desenhar um… iniciando com algo simples que vai sendo melhorado ao longo do tempo.

Mas neste artigo de RECONHECIMENTO DE EQUIPES, pense nestes pontos:

1) estabeleça objetivos e expectativas claras com cada um e especialmente em Projetos que envolvam Equipes ou pequenas Equipes. Deixe claro, o que é Satisfatório, Insatisfatório e o resultados que significam Exceder. Trabalhe isto em momentos diferentes com cada um e com a Equipe(s)

2) esteja sempre muito próximo do seu time. Acompanhe a execução dos projetos, seja um facilitador quando perceber dificuldades, esteja muito próximo para poder dar feedbacks, positivos ou de correção.
Esta proximidade faz toda a diferença!

3) tenha, ou crie oportunidades de estarem juntos, seja num happy hour, num churrasco no final de semana e não deixe de participar de eventos importantes da vida deles…

4) em sintonia com o Programa de Reconhecimento da Empresa, trabalhe ao longo do ano registrando eventos… pegando o seu time fazendo coisas certas. Ressaltar o positivo traz sempre uma proximidade, diria com forte calor humano!
Tire fotos, eleja o “destaque do mês” ou, se você tem vários times… colecione registros sobre ações diferenciais de equipes que se reportam a você!

Isto pode ser a forma de eleger “A EQUIPE DO ANO” que pode levar um troféu com direito a fotos e tudo mais!!! Me lembro claramente, numa empresa que trabalhei que, na grande reunião do início do ano ( o “Kick off” ), quando relembrávamos os resultados do ano anterior e os Objetivos & Metas do ano corrente, havia vários momentos de tirar o folego… e um deles era o da “Equipe do Ano”.

Entre mais de 8 áreas, de mais de 1000 funcionários, era escolhida esta equipe e isto era anunciado no final do Kick Off… e a emoção era indescritível. Até hoje tenho alguns troféus, fotos e cartas que registraram estes momentos. Para qualquer Líder, qualquer Equipe… e seus componentes este era o auge!

Bom, este artigo pode não ter fim…. mas gostaria de terminar com este último parágrafo… que é o ponto mais alto do Reconhecimento de Equipes… Espero ter ajudado ao compartilhar estas experiências.
No próximo artigo vamos falar de algumas dificuldades e também do oportunismo da celebração, da comemoração. Até a semana que vem!

Fique á vontade para comentar ou mesmo criticar…. sempre vai ajudar! Forte abraço!


Antonio Ornellas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigada pelo arquivo.

× Como podemos ajudar?