parallax background

Viés Percepção

29/07/2020


É fato que todo mundo tem crenças inconscientes sobre vários grupos sociais e identitários, e esses preconceitos decorrem da nossa tendência de organizar o mundo através de categorias – como se tudo precisasse estar em uma caixinha.

Um outro tipo de Viés, é o de Percepção: quando reforçamos estereótipos que são definidos por influência da sociedade ou cultura na qual estamos inseridos.

“Não contratamos mulheres para esta função por que elas não tem habilidades suficientes”

Curiosidade: você sabia que há inúmeras profissões, entendidas no passado como “masculinas” sendo ocupadas por mulheres?

Na aeronáutica, por exemplo, mulheres eram profissionais raras, mas hoje atuam em praticamente todos os setores, sendo pilotos ou comandantes de organizações militares.

Segundo a Força Aérea Brasileira, desde o ano de 2003, a participação das mulheres aumentou em 277%, e elas já equivalem a 14,55% do efetivo atual de militares.

A indústria automotiva e mecânica tem atraído bastante as mulheres e elas são, inclusive, necessárias nessa área. Cada vez mais as mulheres são motoristas de ônibus, taxistas, eletricistas, mestres de obra, dentre outros.

Identifica-se com alguma profissão majoritariamente considerada masculina?

Esqueça esse padrão! Ninguém deve definir um perfil, mas sim capacitar-se para atuar com excelência.

Abraços,
Silvana Mello e Antonio Ornellas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigada pelo arquivo.

× Como podemos ajudar?