Algumas tendências de carreira para a próxima década de acordo com FORBES, Deloitte e Global Entrepreneurship Monitor.
Freelancing
Tudo indica que o trabalho autônomo irá realmente crescer, seja para complementar a renda, seja para a cumprir o papel de principal fonte de sobrevivência.
Há uma estatística de que 1 em cada 3 americanos eram freelancers em 2018, e 28% dos freelancers trabalham em tempo integral em comparação com 17% em 2014. (FORBES-2020)
Outros números complementam esta análise, no Brasil, temos 12,4 milhões de desempregados e o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio.
Fonte: Global Entrepreneurship Monitor (GEM/2020).
Reskilling is the must-have skill
A requalificação será uma habilidade indispensável.
Inteligência Artificial, robótica e Big Data são algumas das grandes disrupções, mas haverá outras inovações disruptivas que adicionam novos empregos e tornam outros empregos obsoletos.
O profissional de hoje precisa saber como mudar de carreira de forma proativa, não apenas procurar um emprego na mesma carreira, até por que sua escolha de carreira original pode deixar de existir ou ser irreconhecível.
The new retirement age is = > never!
As pessoas vivem em média até os 70 -75 anos, mas os anos de pico de ganhos são aos 40 e 50 anos.
Você precisa ser um bom administrador de recursos financeiros para armazenar esses ganhos e expandi-los à medida que a inflação aumenta e seu salário médio diminui em 20-30 anos. Estudos demonstram que os considerados “idosos” continuam ávidos pelo trabalho.
The Post Gerational Workforce: From Millennials to Perennials
O conceito de gerações por cronologia muda para gerações que se conectam pelo propósito.
Could we to How should we
Estamos na era do compartilhar e contribuir. Cocriar é o nome do jogo.
Abraços,
Silvana Mello e Antonio Ornellas